É meus caros, na sexta-feira passada a temporada de College foi aberta. A partida foi entre o Califórnia e Hawaii na Austrália. O ex-time de Goff ganhou da equipe havaiana por 51 a 31. Foi um jogo bacana para curar a ressaca de quase nove meses sem universitário..

Mas a temporada mesmo começa na próxima quinta-feira, e, pensando nisso, que tal fomentar as expectativas de vocês, e gerar aquela polêmica básica? Vamos fazer algumas apostas!

Talvez, eu fale muitas besteiras, mas quem sabe acerte algo, não é mesmo?
Seguem minhas previsões com selo Walter Mercado de qualidade para você ficar com os olhos vidrados na tela!

2

QUEM SERÃO OS QUATRO CLASSIFICADOS PARA AS FINAIS?

– Clemson: Acho que o passaporte para as finais será carimbados graças a atuações brilhantes de Deshaun Watson. Creio também na competência de Dabo Swinney, que saberá repor as perdas significativas na defesa com um esquema sólido e voltado para a pressão aos QBS;

– Alabama: Quem tem Nick Saban, já começa entre os favoritos. Tenho pleno certeza que esta defesa será a força e o principal destaque para as finais, porém, a linha ofensiva pode ter muitos problemas;

– Michigan: É favorito sim! Tem muitos talentos. Os defensive backs são sensacionais e o restante da defesa também é muito bom. O maior problema é o QB. Talvez isso possa impedir o sucesso;

– LSU: Não me surpreenderia. É uma equipe com alguns problemas no jogo aéreo, mas Fournette é demais, vai ser o líder rumo às finais. Outro ponto positivo deles é a linha defensiva liderada por Key e Godchaux.

3

QUEM SERÃO OS CAMPEÕES DAS CONFERÊNCIAS?

– AAC: Houston Cougars
A equipe foi uma das mencionadas entre as melhores equipe do campeonato. Possui um ataque muito promissor liderado pelo bom QB Greg Ward Jr., que além de ser colocado como um dos melhores na posição, é tratado como candidato ao Heisman.

– ACC: Clemson Tigers
A equipe da Carolina do Sul joga em uma conferência dura, com concorrentes de peso como Florida St., North Carolina e Louisville., todas equipes fortes e competitivas, mas nenhuma capaz de deter a campanha perfeita do ataque em profundidade dominado por Deshaun Watson.

– BIG TEN: Michigan Wolverines
Ohio State é seu maior adversário em uma conferência que possui times chatos como Iowa e Michigan State, mas o calendário é fácil e a equipe tem Harbaugh, além de uma defesa monstruosa.

– BIG 12: Oklahoma Sooners
Bob Stoops é um excelente treinador e conseguiu montar e consolidar um programa tão tradicional. Este ano o Sooners conta com Mayfield em sua plena forma e numa crescente de desempenho. Vai ser complicado para TCU, Oklahoma St e Texas tomaram este título deles.

– Conference USA: Southern Mississipi Golden Eagles
Uma conferência equilibrada, porém nivelada por baixo. O diferencial para que o Southern Miss vença será o calendário. Após algumas mudanças na comissão técnica, a equipe continua com um ataque interessante e possui o melhor QB da conferência, Nick Mullens.

– MAC: Northern Illinois Huskies
Há seis anos disputando diretamente o título da MAC e faturando em três oportunidades, o programa da grande Chicago é favorita graças ao desmanche de Bowling Green e um quarterback estável. O único problema para a continuação desta hegemonia é Western Michigan, capitaneada pelo QB Zach Terrell e seu principal alvo Corey Davis.

– Mountain West: San Diego State Aztecs
A equipe mais forte e mais confiável da conferência atingiu este patamar graças a defesa montada por Rocky Long e um ataque focado nas corridas. O maior problema é um possível suspiro de Boise State, que tem um QB em ascensão e uma defesa que tem trabalhado bem e melhorado ao longo dos jogos na temporada passada.

– PAC 12: Stanford Cardinal
O que transforma Stanford na grande candidata ao título, em uma conferência marcada pelo equilíbrio e tradição? A resposta é o RB McCaffrey e o encaixe da defesa, que vem obtendo um crescimento progressivo. O calendário é complicado, mas a hegemonia ainda não será quebrada.

– SEC: Alabama Crimson Tide
Os campeões do College são incríveis. Nick Saban tem a capacidade de reconstruir e entrosar times com muita facilidade. O lendário técnico de Alabama, mesmo com as perdas defensivas vai montar uma equipe talentosa. A linha defensiva liderada por Allen é fortíssima e mesmo que o QB seja novo, o recebedor Calvin Ridley vai dar toda a segurança necessária.

– Sun Belt: Arkansas State Red Wolves
Muitos apostam em Appalachian State, mas jogo minha fichas fortemente no bicampeonato de Arkansas State. O ataque tem alguns ajustes, mas a defesa é muito competente e possui dois jogadores de talento: Rolland-Jones e Woodson-Luster. Outra coisa que colabora para uma campanha vitoriosa é o calendário. Tem jogos complicados contra Auburn e Toledo.

4

QUEM GANHARÁ O HEISMAN TROPHY?

Acho que talvez isso não seja uma aposta e sim uma certeza. O troféu e a first pick de 2017 ficará para o Deshaun Watson. Ele fará uma temporada acima de 4500 jardas e com um índice de acerto de passes em torno de 68%. O braço mais forte do país ultrapassará novamente as 1000 jardas corridas.

5

QUAL TIME SURPREENDERÁ?

Esta pergunta é muito difícil, pois creio que nessa categoria já tem o North Carolina e o Houston. Porém, tenho uma expectativa muito boa para Baylor. É estranho, pois a universidade do Texas não teve um começo de 2016 muito fácil. Os escândalos sexuais vieram à tona, derrubaram o Head Coach e mexeram com o departamento de futebol da equipe. Mas a equipe possui muitos jogadores talentosos. Mesmo voltando de lesão, acho o QB Seth Russell muito bom e uma das peças para a guinada ao topo!

6

QUEM SERÁ A MAIOR DECEPÇÃO?

Tenho alguns candidatos para este tópico. Mas acho que a equipe de Florida State fará uma campanha decepcionante. A incerteza na posição de quarterback terá uma influência importante nisso. Também acho que o ataque pode ser prejudicado, creio que o RB Dalvin Cook terá alguns problemas com lesões, assim como na temporada passada. Dói meu coração isso, pois coloquei eles entre os favoritos. Mas tem alguma coisa fedendo no norte da Flórida.

7

QUEM SERÁ O MELHOR FRESHMAN?

É meio complicado para um freshman jogar de titular. Muitas equipes nem o relacionam para a sequência da temporada, e focam seu primeiro ano no aprimoramento de fundamentos básicos. Mais difícil ainda é ser um quarterback freshman. Mas vejo que isso será diferente para este cara. Vindo do estado de Washington, Jacob Eason já chega com status de titular no Georgia Bulldogs. Seus concorrentes não estão a sua altura, pois é um jogador de extremo talento. Em quatro temporadas em Varsity atingiu quase 10000 jardas.

9

 

QUEM SERÁ O MELHOR TÉCNICO ESTE ANO?

A briga aqui é pesadona. Tem Saban, Stoops, Swinney e Meyer. Mas acho que o melhor técnico este ano será Jim Harbaugh. Desde sua chegada, vejo uma projeção magnífica para Michigan. Desde que chegou ao Wolverines, ele transformou este programa. Brady Hoke, hoje em Oregon, simplesmente destruiu o programa, fez campanhas horríveis e um péssimo recrutamento. Jim Harbaugh este ano será coroado com uma equipe talentosa e vitoriosa, além de ser um dos headcoaches mais competentes da atualidade.