O Kansas City Chiefs dispensa Jamaal Charles, running back recordista da franquia de jardas terrestres, conforme anúncio feito nesta terça-feira. O movimento já era esperado, uma vez que Charles perdeu grande parte das últimas duas temporadas por lesão (3 jogos/12 tentativas em 2016, 5 jogos/71 tentativas em 2015) e os seus substitutos, Spencer Ware e Charcandrick West, conseguiram manter o nível de produção terrestre da franquia em bom nível. Além disso, o Chiefs contratou o free agent C.J. Spiller para aumentar a profundidade da posição no elenco.

Além disso, o impacto no salary cap estaria em pouco mais de 6 milhões de dólares, o que não compensaria pagar para o running back 2 da equipe. Em entrevista, o técnico Andy Reid afirmou que “foi um privilégio trabalhar com tantos jogadores talentosos ao longo dos anos, e Jamaal Charles está lá entre os grandes. Admiro a forma com que ele trabalhava todos os dias, ele nos deu 100% a todo o tempo. Já disse antes, creio que ele seja um futuro Hall of Famer”.

Charles encerra a sua carreira pelo Chiefs com 103 partidas, 7260 jardas terrestres, 43 touchdowns conseguidos desde que começou em 2008, após ter sido escolhido com a escolha 73 (3º round) do Draft 2008 pelo próprio Chiefs. Foi selecionado para 4 Pro Bowls, escalado em 3 All-Pro Teams (2 vezes no primeiro time, uma vez no segundo) e liderou a liga em touchdowns terrestres em 2013, quando marcou 12.