FILE - In this Jan. 16, 1972, file photo, Dallas Cowboys quarterback Roger Staubach (12) tries to escape the grasp of Miami Dolphins defender Jim Riley (70) during Super Bowl VI in New Orleans, La. Staubach, voted the game's most valuable player, completed 12 of 19 passes for 119 yards and two TDs. (AP Photo/File)

No sexto artigo sobre os Super Bowls, desta vez resumiremos o confronto entre o Dallas Cowboys e Miami Dolphins, que ocorreu no dia 16 de janeiro de 1972, no Tulane Stadium, em Nova Orleans.

O jogo, que contou com mais de 80 mil espectadores colocou dois grandes times, é até hoje a final com a temperatura mais baixa da história, com os termômetros marcando apenas 4 graus no momento do kickoff.

Os Cowboys, donos do melhor desempenho da NFC, conseguiram uma campanha regular 11-3, melhorada com as vitórias nas decisões de divisão e conferência contra Minnesota Vikings e San Francisco 49ers, respectivamente.  Já os Dolphins obtiveram rendimento parecido, com dez vitórias, três derrotas e um empate, qualificando a equipe para avançar aos playoffs. No confronto de divisão da AFC, Miami e Kansas City protagonizaram o jogo mais longo da história, com 82 minutos e 40 segundos, vencido pelo time da Flórida depois de 22 minutos e 40 de prorrogação. Já no duelo de conferência, não houve dificuldade e Miami passou fácil por Baltimore, com uma vitória por 21 a 0.

O running back Duane Thomas, essencial para a vitória

A decisão foi sem emoções no começo, de modo que as duas primeiras posses de bola não mudaram o placar. Na segunda vez que Miami estava no ataque, o fullback Larry Csonka cometeu fumble que, após avanço dos Cowboys, resultou no field goal convertido por Mike Clark.

O segundo quarto serviu para o time liderado por Roger Staubach ampliar a liderança, com o touchdown do wide receiver Lance Alworth e ponto extra convertido. Os Dolphins marcaram os únicos três pontos na partida com o field goal de Garo Yepremian.

O quarterback Roger Staubach se prepara para um passe

A volta do intervalo demonstrou o domínio da equipe do Texas, que anulou as oportunidades do ataque adversário. No terceiro quarto, em um drive com muitos passes, o running back Duane Thomas chegou na endzone de Miami com a corrida de três jardas que fez a equipe aumentar a vantagem, após chute extra.

O último quarto não teve novidades, a não ser pela consolidação da vitória dos Cowboys, com o TD em lançamento de sete jardas de Staubach para o tight end Mike Ditka, fechando o placar em 24 a 3.

O head coach Tom Landry nos braços dos jogadores após a vitória

DEIXE UMA RESPOSTA