O Super Bowl entre Baltimore Colts e Dallas Cowboys foi o primeiro após a união entre AFL e NFL. Esse jogo também ficou marcado como a decisão disputada pela primeira vez em gramado artificial, no estádio Orange Bowl, em Miami, no dia 17 de janeiro de 1971.

O time de Baltimore chegou ao jogo decisivo após derrotar os Bengals por 17 a 0 e os Raiders com o placar de 27 a 17, tendo uma campanha 11-2-1, enquanto Dallas passou pelos Lions fazendo 5 a 0, com um field goal e um safety, e 17 a 10 sobre o 49ers, conseguindo, na temporada regular, o retrospecto de 10-4.

O Blunder Bowl, como o jogo se tornou conhecido, é lembrado pelas diversas faltas, jogadas com toque de sorte, um chute extra perdido e turnovers. A partida se iniciou com posses de bola sem aproveitamento de ambas as partes, cabendo aos Cowboys os três pontos inaugurais, com o field goal de 14 jardas chutado por Mike Clark. O kicker do time que representava a NFC trabalhou novamente, desta vez na linha de 30 jardas, abrindo seis pontos de diferença.

Na campanha seguinte, Johnny Unitas conseguiu ótimo avanço de campo com um passe para o wide receiver Eddie Hinton. A bola bateu nas mãos de Hinton, foi desviada pelo cornerback Mel Renfro e sobrou para o tight end John Mackey correr 75 jardas e empatar o jogo. O time não conseguiu liderar o placar pelo erro cometido no extra point. O kicker Jim O’Brien hesitou e a bola foi bloqueada.

Em um fumble cometido pelo quarterback de Baltimore, a bola foi recuperada por Dallas, que tomou a frente do jogo com um touchdown de sete jardas com passe de Morton e recepção do RB Duane Thomas. A conversão de chute de Clark foi boa e esta foi a última ação importante antes do intervalo.

O segundo tempo reservava o lado ruim da partida. Logo no reinício do jogo, o retornador dos Colts, Jim Duncan, cometeu fumble recuperado por Dallas, que não aproveitou o momento, parando na linha de uma jarda. O Baltimore, logo em seguida, quando esteve no ataque, teve que se contentar com um field goal de 52 jardas, mas não pontuou pois teve o chute bloqueado.

Em meio a erros de ambos os times, com direito a fumbles e defesas como destaque, um turnover contra Dallas colocou fogo na partida, de modo que Tom Nowatzke avançou duas jardas para o touchdown e coube a O’Brien deixar o jogo em 13 iguais.

O lance decisivo da partida originou de um erro do ataque de Dallas. Craig Morton lançou a bola para Dan Reeves, que não segurou e facilitou a interceptação do linebacker Mike Curtis. O defensor retornou bola até o ataque e deixou nos pés de Jim a tarefa de fechar o jogo. Jim, como disse em entrevista anos mais tarde, mandou a bola automaticamente no Y e fechou o jogo com o placar de 16 a 13.

Data: 17 de janeiro de 1971
Local: Orange Bowl, Miami, Flórida
Público: 79.204

Baltimore Colts:
Unitas: 3/9, 88 jardas, 1 TD, 2 INT
Morrall: 7/15, 147 jardas, 1 INT
Nowatzke: 10 CAR, 33 jardas, 1 TD
Mackey: 2 REC, 80 jardas, 1 TD

Dallas Cowboys:
Morton: 12/26, 127 jardas, 1 TD, 3 INT
Garrison: 12 CAR, 65 jardas
Reeves: 5 REC, 46 jardas

MVP: Chuck Howley