Considerado por muitos como a maior zebra da história do futebol americano, o Super Bowl III do dia 12 de janeiro de 1969, entre New York Jets e Baltimore Colts marcou a consolidação da AFL como uma grande força dentro do esporte.

O jogo começou com a posse de bola do lado dos Jets, saindo da linha de 23 jardas de seu próprio campo após o retorno de chute do defensive back Earl Christy. Logo na primeira campanha da partida, o Colts perdeu umas das principais peças de sua defesa, o safety Rick Volk, que saiu de campo com uma concussão depois de um tackle realizado no running back dos Jets, Matt Snell.

Broadway Joe, como era conhecido Joe Namath, na primeira campanha da partida

Sem pontuar, o Jets devolveu a bola para o adversário. O quarterback Earl Morrall conduziu bem o time de Baltimore até a linha de 19 jardas do campo de ataque, porém, após três passes incompletos, não conseguiram aproveitar o bom posicionamento e foram obrigados a chutar um field goal, que não foi convertido.

A bola ainda voltou para o Jets no primeiro tempo, mas novamente fizeram uma campanha sem pontuação. O mesmo aconteceu com o Colts. O 2º quarto, no entanto, foi mais parelho. NY abriu o marcador com Snell correndo para um touchdown de 4 jardas. A pontuação deu ao Jets q vantagem de 7-0, e também foi a primeira vez na história que uma equipe da AFL liderou no Super Bowl.

Matt Snell entrando na endzone para marcar o primeiro touchdown do Super Bowl III

A partir daí, as defesas tomaram conta do jogo, forçando os ataques a se desdobrarem para tentar algum ponto. Tom Matte, running back de Baltimore, perdeu um fumble no início do 3º período, e deixou o kicker Jim Turner em posição para anotar um field goal e ampliar a vantagem de New York para 10-0. Turner ainda anotaria mais um chute, colocando o placar em 13-0 ainda no 3º quarto do Super Bowl.

Neste momento, o lendário técnico Don Shula tomou uma atitude desesperada e sacou Morall do jogo (depois de lançar 3 interceptações e completar apenas 6 passes), colocando Johnny Unitas em seu lugar. Joe Namath também havia sido substituído com uma lesão no polegar direito, mas voltou para o jogo nos minutos finais do 3º período.

Don Shula e seus jogadores pensando em como virar a partida

Sem lançar uma bola sequer no último tempo de jogo, o Jets anotou mais um field goal e abriu uma vantagem de 16 pontos sobre o Colts. Jerry Hill ainda deu uma chama de esperança para o Colts fazendo um TD de 1 jarda com 3:19 para o fim do jogo, mas a virada era improvável. Depois disso, o alviverde novaiorquino teve apenas que controlar o relógio para sagrar-se o campeão daquele ano.

Data: 12 de janeiro de 1969
Local: Miami Orange Bowl, Miami, Florida
Público: 75.389 pessoas

New York Jets:

Namath: 17/28, 206 jardas
Wilson: 30 CAR, 121 jardas, 1 TD
Sauer: 8 REC, 133 jardas
Turner: 1/1 XP, 3/5 FGA

Baltimore Colts:

Unitas: 11/24, 110 jardas, 1 INT
Morrall: 6/17 , 71 jardas, 3 INT
Matte: 11 CAR, 116 jardas

MVP: Joe Namath