Continuando nossa série de textos sobre os Super Bowls, desta vez, falaremos o que aconteceu na partida entre Green Bay Packers e Oakland Raiders, na final disputada no Miami Orange Ball, estádio do sul da Flórida, no dia 14 de janeiro de 1968, o Super Bowl II.

Os Packers, que chegaram pela segunda vez consecutiva nesta fase do campeonato, mantiveram jogadores fundamentais da conquista do título na temporada anterior, como o quarterback Bart Starr, o running back Jim Grabowski e o kicker Don Chandler, enquanto os Raiders se reforçaram com as vindas de Daryle Lamonica, QB que defendeu o Buffalo Bills, Willie Brown, cornerback negociado junto ao Denver Broncos e George Blanda, kicker e quarterback dispensado do antigo Houston Oilers.

Daryle Lamonica, quarterback do Oakland Raiders

Green Bay começou o confronto com a posse de bola, mas parou na linha de 39 jardas, deixando para Chandler a missão de marcar os primeiros três pontos. No segundo quarto, o time de Wisconsin valorizou a posse de bola, porém não passaram das 20 jardas do campo adversário, provocando outro field goal convertido pelo kicker.

Em outra oportunidade, Starr se aproveitou de um descuido da defesa dos Raiders, e encontrou o wide receiver Boyd Dowler livre de marcação. O camisa 86 correu livre e marcou um touchdown de 62 jardas. O placar ficaria 13 a 0 após o chute extra. Lamonica entrou em ação e desbravou o campo adversário com longos lançamentos até encontrar o recebedor Bill Miller, que chegou até a endzone adversária após 23 jardas e conseguir os primeiros sete pontos dos Raiders, depois do extra point.

Bart Starr foi eleito o MVP do Super Bowl pela segunda vez consecutiva

Oakland ganhou confiança, porém logo em seguida, através de um fumble do retornador no punt dos Packers, Don Chandler marcou um field goal de 43 jardas, determinando o placar parcial de 16 a 7 ao fim do primeiro tempo.

No terceiro quarto, o time comandado por Vince Lombardi explorou a diferença de pontos e passou a dominar o jogo, tanto defensivamente quanto ofensivamente, de modo que Starr obteve facilidade em avançar sobre a defesa adversária, e conseguir um touchdown com a corrida de duas jardas de Donny Anderson. Green Bay conseguiu uma vantagem de 16 pontos naquele momento do jogo, que subiu para 19 com o chute de 31 jardas de Chandler.

A defesa do Packers foi uma das chaves do bicampeonato

Em uma tentativa desesperada de retornar para a disputa, Daryle Lamonica forçou um passe para Fred Biletnikoff e foi interceptado pelo defensive back Herb Adderley, que correu 60 jardas para fazer uma pick-six e deixar a vantagem maior após a conversão extra do kicker dos cabeças de queijo.

O placar foi fechado por Bill Miller, que recebeu um passe de 23 jardas de Lamonica e anotou o segundo touchdown dele e de Oakland, mas esses foram os últimos pontos da partida.

Lamonica sofrendo o sack de Willie Davis

Data: 14 de janeiro de 1968
Local: Miami Orange Bowl, Miami, Florida
Público: 75.546 pessoas

Green Bay Packers: 

Starr: 13/24, 202 jardas, 1 TD
Wilson: 17 CAR, 62 jardas
Dale: 4 REC, 43 jardas

Oakland Raiders:

Lamonica: 15/34, 208 jardas, 1 TD, 1 INT
Dixon: 12 CAR, 54 jardas
Miller: 4 REC, 84 jardas, 2 Tds

MVP: Bart Starr