A grande final da NFL já aconteceu 51 vezes até 2017, e existe muita história para contar. Algumas partidas foram disputadas, outras nem tanto, placares elásticos, viradas, field goals com o cronômetro zerado. Este é o Super Bowl, o maior espetáculo esportivo dos EUA.

O início de tudo se deu ao fim da temporada de 1966, quando a fusão das ligas AFL e NFL havia acontecido, e a final foi chamada de ‘The AFL-NFL World Championship Game’, se tornando então o Super Bowl l, como posteriormente foi denominado.

Em 15 de janeiro de 1967, o Green Bay Packers enfrentou o Kansas City Chiefs no estádio Los Angeles Coliseum. Os Packers abriram o placar com um passe para touchdown de 37 jardas de Bart Starr e o chute extra de Don Chandler, fazendo 7 a 0. Mas no segundo quarto, o jogo ficou equilibrado.

Torcedores presentes no Los Angeles Memorial Coliseum

O quarterback do Chiefs, Len Dawson fez um play-action que enganou toda defesa adversária, ficando livre para lançar a bola dentro da endzone. A jogada foi tão bem executada que Dawson tinha a opção de dois recebedores livres e optou por Curtis McClinton, que fez o touchdown. E Mike Mercer deixou tudo igual ao acertar o extra point.

Após o ataque de Kansas, os cabeças de queijo fizeram mais um TD. Dessa vez, Jim Taylor correu 14 jardas e faturou os seis pontos. E então, a defesa não deu mais sossego ao QB Dawson, que sofreu com as blitz de Green Bay. Ao fazer uma campanha sem sucesso, os Chiefs não conseguiram conquistar as jardas necessárias para continuar a busca por mais um touchdown e tiveram que chutar um field goal de 31 jardas.

Len Dawson no comando de ataque do Chiefs

O jogo estava parelho até o intervalo (14 a 10 para os Packers) e era esperado que a partida continuasse balanceada. Mas no início do terceiro quarto, Willie Wood conseguiu uma interceptação e a partir dai o Green Bay Packers confirmou o favoritismo. A equipe conquistou 21 pontos seguidos, sem ver reação da parte dos Chiefs e venceu o jogo por 35 a 10.

Data: 15 de Janeiro de 1967
Local: Los Angeles Memorial Coliseum, Los Angeles, California
Público: 61,946

Green Bay Packers:

Starr: 16/23 – 250y – 2 TD – 1 INT
Taylor: 17 CAR – 56y – 1 TD
McGee: 7 REC – 138y – 2 TD

Kansas City Chiefs:

Dawson: 16/27 – 211y – 1 TD – 1 INT
Dawson: 3 CAR – 24y
Burford: 4 REC – 67y
McClinton: 2 REC – 34y – 1 TD

MVP: Bart Starr

  • Ana, que texto bom! Ainda mais falando do time do povo. A NFL tem jogos incríveis que merecem se relembrados. Valeu pela iniciativa.