Faltando 97 dias para nossa grande estreia, vamos conhecer um pouco mais sobre o DE Cam Heyward.

Nascido na própria cidade de Pittsburgh em 6 de maio de 1989, Cameron Phillips Heyward retornou para casa em 2011, quando foi draftado pelo Steelers na primeira rodada daquele Draft, sendo a escolha número 31.

Cam é filho de Craig “Ironhead” Heyward, fullback que passou por cinco equipes entre os anos 1988 e 1998. Craig faleceu em 27 de maio de 2006, aos 39 anos, vítima de câncer. Cam tinha acabado de completar 17 anos. Recentemente o jogador foi multado pela liga, por homenagear seu pai com as escritas “iron” e “head” nas faixas pretas abaixo dos olhos. Segundo a NFL, o jogador violou a política de adulteração de uniformes e acessórios da liga.

Antes de entrar para a Universidade Ohio State, Cameron estudou na Peachtree Ridge High School em Suwanee, Georgia, onde jogou pelo time da escola, o Peachtree Ridge Lions. Como sênior, ele somou mais de 100 tackles e 16 sacks. Ele foi considerado o 7º melhor jogador do Estado e o 13º do país pelo site Scout.com.

Já por Ohio State, Heyward também teve grande destaque, sendo campeão da Conferência Big Ten nos anos 2007, 2008 e 2009. Cam teve grandes participações, ajudando os Buckeyes a chegar em finais importantes. Após sua temporada como junior, o jogador decidiu se eleger para o Draft, não retornando para o Ohio State como sênior. Cameron terminou sua carreira com os Buckeyes totalizando 162 tackles, sendo 31 deles para perda de jardas, 15 sacks, e uma interceptação.

Como já citado, o jogador chegou ao Steelers após ser selecionado na 31ª escolha geral do Draft de 2011, e como era de se esperar, não foi titular logo de cara na defesa do lendário coordenador Dick LeBeau. O jogador passou as duas primeiras temporadas como reserva e se adaptando ao esquema da defesa de LeBeau. Apesar de não ter sido titular, Heyward jogou todos os 16 jogos de cada temporada regular.

Apenas em 2013, após três jogos, o DE passou a ser o titular, atuando na ponta esquerda da linha defensiva. Naquela temporada, Heyward terminou com 5 sacks (segundo no time) e 31 pressões em QBs. O jogador também registrou 59 tackles, sendo 2 para perda de jardas, uma recuperação de fumble e 7 passes defensidos.

Conhecido também por sua grande força física, em cinco temporadas com o Steelers, o jogador entrou em campo em todos os jogos de temporada regular. Em 2015, com apenas 26 anos, ele se tornou um dos capitães do time, e desde então ajuda na reformulação defensiva (que ainda está em andamento). Ainda em 2015 o jogador assinou uma extensão de contrato com o Steelers, válido por 6 anos.

Hoje o jogador já é visto como um dos principais líderes do atual elenco e é uma espécie de mentor para aqueles que chegam ao time, principalmente jogadores chegando através do draft.

Desde que chegou ao Steelers em 2011, Cam Heyward contempla 197 tackles, 22 sacks, 14 passes desviados e 2 fumbles forçados.

O jogador entra ainda mais forte para a temporada 2016, tentando trazer de volta a grande eficiência defensiva que sempre foi marca da franquia.

Quem já vestiu a #97 antes de Cam Heyward?
  • Jason Worilds (10)
  • Arnold Harrison (06-09)
  • Kendrell Bell (01-04)
  • Chad Kelsay (99)
  • Rod Manuel (97-98)
  • Ray Seals (94-96)
  • Aaron Jones (88-92)
  • Joe Williams (87)