A temporada finalmente está chegando e, até agora, o Steelers passou pela pré temporada da melhor forma possível: saudável. Com o time completo e a grande continuidade no elenco somada a reforços pontuais como Martavis Bryant, a esperança é de um ano muito vitorioso. Mas, a tabela importa mais na NFL do que em outras ligas, com poucos jogos no ano, uma sequência mais complicada pode atrapalhar bastante a temporada de um time. O Steelers deu até sorte nesse aspecto, com a parte mais difícil do ano vindo na segunda metade da temporada e um AFC Norte que pode facilmente continuar como foi em 2016, um pouco mais fraca que o normal. A ideia da coluna de hoje é analisar todos os jogos de Pittsburgh na temporada e suas possíveis complicações, começando pela…

O Calendário do Steelers em 2017:

SEMANA 01 – @Browns

Abrindo a temporada tranquilamente contra os Browns, que não ganham dos Steelers desde 2014. Embora os adversários devam ser melhores que em 2016, ainda é um time muito jovem e que será liderado por um quarterback calouro. O maior perigo do jogo é Myles Garrett tentar amassar Big Ben.

Previsão: CLE 17×30 PIT
Curiosidade: A última vez que os Browns varreram Pittsburgh em uma temporada foi em 1988. O Steelers terminou aquele ano em 4º na AFC Central atrás de Bengals, Browns e Houston Oilers.

SEMANA 02 – Vikings

Primeiro desafio real da temporada contra um Vikings que leva meu troféu “time muito bom que ninguém está prestando atenção” da offseason. Com a OL remodelada de Minnesota, pressionar Bradford será o caminho para a vitória em um jogo apertado.

Previsão: PIT 16×6 MIN (entendedores entenderão)
Curiosidade: Primeiro jogo entre os dois nos Estados Unidos desde 2009 (Em 2013 a partida foi em Londres).

SEMANA 03 – @Bears

Outro jogo tranquilo contra um quarterback calouro (ou Mike Glennon) e um time fraco. Apesar disso, o Bears – assim como Cleveland – é uma equipe que tem tudo para ser muito superior ao esquadrão do ano passado. O quarteto BBBB não deve ter grandes problemas contra uma secundária ainda duvidosa.

Previsão: CHI 21×34 PIT
Curiosidade: O Steelers não ganha dos Bears no Soldier Field desde 1995.

SEMANA 04 – @Ravens

Continuando a alternância entre jogos fáceis e pedreiras, a velha rivalidade continua no campo dos corvos. Estamos quase em setembro e a situação de Flacco é indefinida e o resto do time roxo segue baleado por lesões e ainda assim eu fico com um pé atrás para esse jogo. A defesa dos Ravens terá que ser excepcional e, com um começo de temporada bem favorável para eles (@CIN, CLE, @JAX) o time deve vir motivado.

Previsão: BAL 18×16 PIT
Curiosidade: O Steelers não vence na casa dos rivais desde 2012.

SEMANA 05 – Jaguars

Blake Bortles ou Chad Henne. É isso.

Previsão: PIT 27×10 JAX
Curiosidade: Os Jaguars LIDERAM a série histórica: 12×11.

SEMANA 06 – @Chiefs

Pedreira em Kansas City. Alex Smith e cia sempre são um adversário complicado e sólido e os Chiefs buscam a revanche da derrota nos playoffs em janeiro. A não ser que Patrick Mahomes já tenha assumido a titularidade, dou a vantagem para um Chiefs mordido.

Previsão: KC 24×20 PIT
Curiosidade: Será o 17º confronto das equipes desde 1992, o 13º no Arrowhead. Coisas do calendário da NFL.

SEMANA 07 – Bengals

Saberemos muito mais sobre ambas as equipes na semana 7 do que em agosto, mas não vejo um bom 2017 para os Bengals. Faltaram reforços, especialmente na linha ofensiva, e quando seu QB é Andy Dalton, a OL precisa ser boa.

Previsão: PIT 27×20 CIN
Curiosidade: Desde 1970 quando as equipes começaram a se enfrentar a única década em que Cincinnati levou a melhor foi a de 80 (13×6). No geral, o confronto está 60×35 para os Steelers.

 

SEMANA 08 – @Lions

Jogo complicado contra uma equipe que deve lutar a temporada inteira por uma vaga nos playoffs. A grande vantagem do Steelers é que a defesa dos Lions parece que vai ser uma bagunça novamente. Oportunidade para BBBeB brilharem. Bom teste para a defesa também contra Stafford e um jogo aéreo bastante versátil.

Previsão: 03 menções dos comentaristas sobre Detroit, Jerome Bettis e o Super Bowl XL. PIT 39×31 DET
Curiosidade: O Steelers não é derrotado na casa dos Lions desde 1998, quando os Lions jogavam no Pontiac Silverdome. Já na cidade de Detroit o Steelers não perde desde 1962, já que o Silverdome, como o nome indica, fica em Pontiac.

 

SEMANA 09 – BYE

Folga no meio da temporada é sempre positiva. Tempo para cuidar de eventuais lesões e se preparar para a sequência de jogos mais complicada do ano, mesmo com 5 das últimas 8 partidas no Heinz Field. Outras equipes de folga na mesma semana: Bears, Browns, Chargers, Patriots e Vikings.

 

SEMANA 10 – @Colts

A volta da semana de folga é contra um dos times mais difíceis de se prever. Tudo depende da saúde de Andrew Luck. Se ele perder poucos jogos e voltar inteiro, os Colts deve, neste ponto da temporada, estar na briga pela AFC Sul e fazer um jogo complicado já que é até improvável que a defesa seja tão ruim quanto nos últimos confrontos entre os dois. Caso contrário, a temporada já deverá estar perdida e o Steelers pode se aproveitar de uma equipe desmotivada.

Previsão: IND 24×28 PIT
Curiosidade: As franquias se enfrentaram cinco vezes nos playoffs, com cinco vitórias do Steelers incluindo duas no mesmo ano. 20×16 em janeiro de 1996 pelo título da Conferência Americana da temporada de 1995 e 42×14 em dezembro de 1996 pelo Wildcard da temporada daquele ano.

 

SEMANA 11 – Titans

Outra partida contra  a AFC Sul, dessa vez contra o favoritaço da pré temporada para levar a divisão. Na semana 11 os contenders e pretenders já devem estar sendo definidos, então para Steelers e Titans essa deverá ser uma partida tensa e valiosa em termos de critérios de desempate e até mesmo posicionamento para os playoffs. Em casa, o Steelers leva vantagem, mas Mariota mostra a que veio e faz jogo duro.

Previsão: PIT 31×28 TEN
Curiosidade: Entre 1970 e 2001 Titans (Houston Oilers entre 70 e 96) e Steelers foram rivais de divisão. Quando a NFL foi realinhada em 2002 a AFC Central foi desfeita com os Steelers indo para a AFC Norte e Tennessee para a AFC Sul.

 

SEMANA 12 – Packers

Jogo duríssimo no Heinz Field contra os algozes de 2011. Green Bay, assim como os Steelers, tem time para brigar não só pelos playoffs, mirando o Super Bowl LII. Aaron Rodgers contra a secundária do Steelers não é uma situação animadora, mas levamos a melhor nos últimos dois tiroteios entre as equipes em temporada regular. 38×31 em 2013 e 37×36 em 2009.

Previsão: PIT 41×44 GB
Curiosidade: Primeiro jogo entre os times desde 2013. Os Packers nunca venceram no Heinz Field, e não ganham do Steelers em Pittsburgh desde 1970.

 

SEMANA 13 – @Bengals

Jogo chato, rival chato, ambiente nervoso. Clima de libertadores em Cincinnati. Se ninguém sair lesionado por causa de certos jogadores ou objetos atirados pela torcida já é lucro. Pelos mesmos motivos supracitados, não acredito muito nos Bengals, mas na semana 13 é possível que a equipe ainda tenha chances de pós temporada. A missão do Steelers talvez seja a de eliminar essas chances.

Previsão: CIN 16×21 PIT
Curiosidade: Bengals não vencem Pittsburgh em Cincinnati desde 2013.

 

SEMANA 14 – Ravens

Briga de foice clássica. Steelers possivelmente botando duas mãos na taça da divisão e Baltimore tentando se manter na luta pelos playoffs. Frio, sangue, suor e lágrimas. O placar tão baixo tá na conta do bom potencial defensivo de Baltimore e da falta de potencial do ataque roxo.

Previsão: PIT 13×10 BAL
Curiosidade: A última vez que o Steelers varreu Baltimore em uma temporada foi 2008. Naquela temporada foram três vitórias seguidas do Steelers, com a terceira garantindo a vaga no Super Bowl.

 

SEMANA 15 – Patriots

Partida com potencial para definir quem fica com a melhor campanha da conferência. A última vitória do Steelers contra os Pats foi em 2011, no Heinz Field, com o ataque segurando a bola por 39 minutos. A única outra vitória dos Steelers contra a dupla Brady-Belichick foi em 2004. Naquela ocasião o ataque ficou 42 minutos com a bola.

Previsão: Segue a paternidade. PIT 31×35 NE
Curiosidade: O confronto entre as duas franquias está empatado em 15×15, com vantagem dos Patriots por 4×1 em partidas nos playoffs.

 

SEMANA 16 – @Texans

Outro possível confronto contra um quarterback calouro. Houston é uma equipe que pode chegar completamente morta ou brigando desesperadamente por uma vaga nos playoffs. Independente da situação, a diferença de talento é muito grande, e sem um quarterback de alto nível para tirar vantagem da secundária de Pittsburgh, uma vitória sem maiores sustos pode ser esperada.

Previsão: HOU 13×27 PIT
Curiosidade: Apenas o sexto confronto entre as equipes. O Steelers não vence os Texans fora de casa desde 2005.

 

SEMANA 17 – Browns

Para fechar a temporada como começamos, os Brownies visitam o Heinz Field muito provavelmente já se preparando para o Draft. O único risco de derrota aqui é se o chaveamento já estiver decidido e Tomlin botar os reservas em campo assim como foi em 2016. Do lado de Cleveland, perder pode ser até o resultado preferível por parte da torcida pensando no Draft.

Previsão: PIT 32×24 CLE
Curiosidade: Os Browns não vencem em Pittsburgh desde 2003, quando Big Ben ainda jogava futebol americano por um time do estado de Ohio.

  • Fabio almeida

    Dias derrotas no Hainz? Duvido